quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Vegetação

O territorio paraguaio apresenta as regiões de florestas, o Chaco e campos.

As florestas concentram-se na Região Oriental, em especial nos vales próximos aos grandes rios.


Os campos estão situados na parte central do país, onde há grandes fazendas de criação de gado, que se beneficiam da grande variedade de pastagens naturais, entre as quais muitas gramíneas. Nessa região de campos há também florestas diversas acompanhando as margens dos rios.


Já a região do Chaco, é formada por gramíneas e florestas que estão próximas ao rio Paraguai. Na regiões mais secas do Chaco há a formação de arbustos e cactos gigantes. Em função do clima, tipo de solo e vegetação, o Chaco é considerado uma região inóspita e ocupa cerca de 60% do território do país.

Os campos, que ocupam cerca de 20% da superfície do Paraguai, foram ocupados em primeiro lugar. No entanto, nas últimas décadas as florestas também passaram a ser ocupadas pelos fazendeiros, que implantaram ali extensas plantações de soja, que é exportada, em sua maior parte, através do porto brasileiro de Paranaguá. Milhares de colonos brasileiros se estabeleceram no Paraguai, especialmente nas fronteiras, como donos de fazendas ou trabalhadores rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário