quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A rede hidrográfica

A rede hidrográfica caracteriza-se pela presença de diversos rios que estão relacionados com a vida econômica e política do país. Os rios compõem a maior parte das fronteiras do Paraguai e constituem seus mais importantes meios de transportes. As fronteiras oeste, sul e sudeste com a Argentina são representadas pelos rios Pilcomayo, Paraguai e Paraná, enquanto os rios Paraguai, Apa e Paraná separam o país do Brasil, ao norte e leste.
O Paraguai e o Paraná, são os mais importantes rios do país. O primeiro é navegável, nasce em terras brasileiras e atravessa extensas planícies de aluvião, dividindo ,dessa forma, o país em duas partes (oriental e ocidental). Transborda com freqüência, inundando terrenos das margens e formando imensos pantanais. Recebe diversos afluentes, entre os quais se merecem destaque o Tebicuary, o Ypané, na margem oriental, e o Pilcomayo, o Aguaray Guazú, o Verde e o Negro na margem ocidental. O rio Paraná, que procede do planalto brasileiro, é no início, bastante acidentado, com algumas importantes quedas, com o salto de Guaíra ou das Sete Quedas, na parte brasileira da fronteira (que desapareceu com a construção da barragem de Itaipu).
Os lagos paraguaios são de grande importância turística, devendo ser citados Ypacaraí, com a extensão de 22 km de norte a sul, que se encontra encaixado no vale de Ypacaraí; lago Ypoá, situado 100 km ao sul de Assunção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário